Periodontologia

Home / Periodontologia

A saúde periodontal é uma área com grande impacto não só na saúde geral do paciente, uma vez que se relaciona com a diabetes, artrite reumatoide, bebés prematuros de baixo peso à nascença e mesmo maior incidência de cancro oral quando está presente sem tratamento.
Influencia igualmente o bem-estar do paciente enquanto diminuição de capacidades mastigatória, fonética e impacto no sorriso e auto-estima dos mesmos.

A doença periodontal que afeta cerca de 65% dos pacientes adultos é, ainda hoje, tardiamente diagnosticada muitas vezes pela ausência de sintomas iniciais.

A doença periodontal é uma infeção bacteriana que evolui cronicamente e que pode levar à perda de osso de suporte dos dentes, mobilidade dentária, movimentação e aparecimento de espaços entre os dentes, abcessos periodontais, bolsas periodontais e recessões gengivais.

Há fatores de risco genéticos, diabetes descontrolada e tabaco, que  podem estar associados à sua gravidade e taxa de progressão.

O tratamento da doença periodontal poderá passar por uma primeira fase dirigida à causa (placa bacteriana) com raspagem e alisamento radicular das bolsas ativas e depois por fases cirúrgicas posteriores com o objetivo de eliminar bolsas periodontais e/ou regenerar tecidos de suporte perdidos.

A periodontologia clínica engloba tratamentos plásticos periodontais como recobrimento de recessões gengivais com a raíz previamente exposta ou aumentos de gengiva aderida e eliminação de freios patológicos.

Engloba, ainda, procedimentos estéticos de aumento de volume gengival e correções de assimetrias da margem gengival ou sorrisos que mostram muito a gengiva (sorriso gengival), quer à volta de dentes quer em redor de implantes.

Marque a sua consulta de periodontologia