Higiene Oral

Home / Higiene Oral

A consulta de higiene oral deverá ser programada e adaptada a cada paciente dependendo das necessidades e tratamento efectuado.
Para o sucesso e longevidade dos tratamentos é fundamental o trabalho em equipa, orientando, motivando e acompanhando regularmente o paciente nas consultas de higiene oral.

FAQ

  • Destartarizações (limpeza dos dentes),alisamentos radiculares e polimentos dentários
    Tratamentos que têm como finalidade a remoção de placa bacteriana, resíduos calcificados (tártaro) (pedra nos dentes) e pigmentos das superfícies dos dentes (manchas pretas/escuras) e suas raízes.
  • Aplicação de flúor tópico e produtos dessensibilizantes
    Terapêuticas que ajudam na protecção dos dentes contra a doença cárie e na redução da sensibilidade dentária.
  • Aplicação de selantes de fissura nos dentes
    Fissura (selar, por um verniz/massinha nos sulcos dos dentes das crianças) de leite e definitivos como meio de prevenção da cárie dentária especialmente em crianças, uma vez que a aplicação do selante nas fossas e fissuras impede a acumulação de bactérias e restos alimentares, prevenindo deste modo o desenvolvimento de lesões cariosas.
  • Edução oral
    Demonstração de técnicas correctas de procedimentos individuais de higiene oral e quais os complementos disponíveis mais adequados como por exemplo o fio/fita dentário ou o escovilhão.

A higiene oral em ortodontia é especialmente direcionada para pacientes que estão a realizar tratamento ortodôntico, fixo ou removível. Durante o mesmo é essencial que a higiene oral incida na educação, instrução e motivação do paciente, de modo a despistar lesões de cárie e o aparecimento e desenvolvimento de gengivite. Só assim é possível garantir que, durante o tratamento com aparelho, não se desenvolvam problemas de saúde oral, concluindo um tratamento com sucesso quanto à estética, função e principalmente saúde oral.

Para pacientes com implantes, o sucesso do tratamento relaciona-se diretamente com um controlo rigoroso e eficaz da higiene oral. Nesta consulta é efetuada a avaliação do estado de saúde dos tecidos de suporte dos implantes dentários bem como dos dentes naturais. É fundamental instruir as técnicas mais adequadas e ideais para cada paciente realizar a higienização dos implantes dentários.

Marque a sua consulta de higiene horal

Especialidade: